MODALIDADES DE FRETE: CIF X FOB


ENTENDA A DIFERENÇA.

Em uma negociação de grãos sabe-se que não é só o preço que deve ser levado em consideração, outras variáveis também devem ser analisadas. Ao realizar alguma compra a distância, há sempre as condições de frete, como valor, segurança e prazos. O mesmo ocorre com as negociações em grãos, no qual produtores e compradores se atentam às taxas, a qualidade do serviço, reputação da transportadora e as condições de pagamento, tornando essa observação decisiva no momento de fechar negócio. Afinal, é fundamental considerar quem é o responsável pela entrega e qual tipo de frete será adotado: CIF ou FOB

Com base nesse cenário, é importante conhecer os conceitos antes de tomar decisões. O primeiro deles é o CIF, uma abreviação da língua inglesa de Cost, Insurance and Freight, que em português significa “Custo, Seguro e Frete”. Essa modalidade de frete é custeada pelo vendedor, ou seja, o produtor é responsável pela entrega do produto, assumindo os riscos e custos do transporte até a chegada da mercadoria ao comprador. 

Além disso, na maioria dos casos, o frete CIF é incluso dentro do custo da mercadoria, ou seja, essa taxa é repassada para o cliente como valor único e geralmente o fornecedor informa na nota fiscal que aquele valor é referente ao frete. Essa atitude permite ao fornecedor maior organização dos seus gastos, visto que ele consegue separar os gastos com o frete do valor da venda do produto.  

O frete FOB, categoria alternativa, é também um termo da língua inglesa que significa Free On Board, sendo traduzido como “livre a bordo”. Nessa opção de frete a responsabilidade do vendedor termina quando as mercadorias são descarregadas no caminhão do comprador, ou seja, o comprador assume os custos e todos os riscos do transporte assim que o produto é carregado no caminhão.

Considerando que as opções de frete foram esclarecidas, fica mais fácil realizar uma negociação que atenda às suas necessidades. Também é importante se atentar aos detalhes antes de fechar o negócio, como realizar uma conferência no contrato sobre condições do frete, visto que essa taxa pode interferir nos custos finais. No mais, é importante verificar informações sobre a pessoa ou empresa com quem está negociando, para evitar futuras dores de cabeça. E não esqueça que pode sempre contar com a Grão Direto para mais segurança e praticidade.